Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Bom dia, Terça, 26 de Setembro de 2017
Untitled Document
Palestra com Maria Zeferina Baldaia na I Semana Jovem
06/09/2012

            No dia 05 de setembro, os adolescentes da 6º ao 9º ano tiveram a honra de ouvir uma das maiores maratonistas do Brasil, Maria Zeferina Baldaia. Foi a terceira vez que a atleta veio ao Educandário. Desta vez, gentilmente aceitou o convite para falar aos adolescentes e incentivá-los ao esforço para conseguir realizar seus sonhos. De modo simples contou sua história de luta, de superação de dificuldades, de falta de apoio oficial e pleno apoio de seus familiares.

Maria Zeferina nasceu em Nova Módica, MG, e mudou-se com sua família para Sertãozinho com 2 anos de idade. Aos 12 começou a trabalhar para ajudar em casa e cuidar dos 6 irmãos mais novos. Trabalhou na lavoura de café, de cana, colheu amendoim, laranja. Depois trabalhou como babá, doméstica, auxiliar de produção, auxiliar de escritório. Na infância sem privilégios, brincava de boneca com os próprios irmãos bebês.

A atleta Maria Zeferina surgiu a partir da participação numa gincana promovida pela comunidade católica quando ainda tinha 12 anos. Venceu os 3,2 kilômetros e começou a sonhar. A inspiração para o sonho estava na portuguesa Rosa Mota que venceu a São Silvestre 6 vezes, de 1981 a 1986. Aí começou a treinar nos carreadores de cana, descalça e sem orientação técnica. Ela entrou para a elite do atletismo ao vencer a maratona internacional de Curitiba em 2000. Venceu a São Silvestre em 2001 e vem acumulando títulos e grandes participações no Brasil e no exterior.

www.mariazeferinabaldaia.com.br

© Copyright - Educandário Santo Antonio - Bebedouro/SP 2017