Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Boa madrugada, Terça, 26 de Setembro de 2017
Untitled Document
COMUNICADO
10/09/2014

Comunicamos aos funcionários, comunidade, parceiros, voluntários, crianças, adolescentes e famílias atendidas pelo Educandário, que faleceu na manhã de hoje, Frei Berardo Paolino, com 101 anos - membro da ordem dos frades menores da Custódia do Sagrado Coração de Jesus.

 

A missa de corpo presente será na Matriz São Judas Tadeu, em Franca/SP, às 15 horas, amanhã, dia 11 de Setembro de 2014. Em seguida, será sepultado no Convento Santa Maria dos Anjos, na mesma cidade.

 

A família Educandário manifesta seus sentimentos na certeza de o Senhor Onipotente o acolhe junto aos anjos e santos no céu.

 

 

Sobre Frei Berardo: 

Nasceu em Avignano, Província de Caserta, Diocese de Piedemonte d’Alife, no dia 11 de junho de 1913, sendo batizado com o nome Biagio Paolino, filho de Giulio Paolino e Maria Luisa de Lillo. Vestiu o hábito franciscano no dia 11 de fevereiro de 1939, em Piedimonte d’Alife, recebendo o nome religioso de Frei Berardo. Emitiu os Votos Evangélicos a 12 de fevereiro de 1940, em Piedimento d’Alife. Professou Solenemente no dia 6 de janeiro de 1945, em Piedimonte d’Alife.

Frei Berardo veio para o Brasil, integrando a primeira turma dos frades missionários da Província napolitana, chegando ao Brasil no dia 17 de abril de 1947, estabelecendo-se em Bebedouro. Em junho de 1948 foi transferido para Paulo de Faria. Em março de 1949 foi transferido para Olímpia, como responsável pela campanha para a construção do salão paroquial. Em 1957 foi transferido para Mirassol como responsável pela manutenção da chácara e pelas campanhas pela construção do seminário. No ano de 1964, Frei Berardo celebrou seu jubileu de prata de Vida Religiosa.  Em fevereiro de 1975 foi para Ribeirão Preto, fazendo campanhas para a construção da nova Matriz, futura paróquia de Santo Antonio Maria Claret e São Frei Galvão. No ano de 1989, no Santuário Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Garça, celebrou seu Jubileu de ouro de Profissão Religiosa. No dia 18 de outubro de 1985, na matriz de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Marília, recebeu a Sagrada Ordem do Diaconato. Desde 1995 Frei Berardo residiu em Franca, no Convento Santa Maria dos Anjos. No dia 11 de junho de 2013, celebrou solenemente seus cem anos de nascimento, e ao final da missa, ao terminar de nos dar de presente santas exortações disse esperar de Deus a graça de mais um ano de vida.

 

Frei Berardo continuará sendo para nós um motivo de grande alegria, nos trazendo boas lembranças e nos desacomodando pelo seu testemunho de frade menor, de religioso íntimo de Deus, trabalhador incansável, animado e animador, despojado e generoso, estudioso e cheio de sabedoria evangélica. Sempre nos chamando a atenção para a alegria da vida religiosa, vamos lembrá-lo cantarolando: "a vita na fraternidade é uma meravilha", "questa vita é un paradiso". Com o agravar-se de sua condição física, por causa de muito viver, foi adaptando-se, obediente, a sua nova condição física de idade avançada. Nos últimos meses, algumas vezes, dizia: "Bisogna morire, per vivere con Gesù". Na vida plena no Céu, com certeza, este nosso frade trabalhador dinâmico que sempre foi, será nosso querido irmão pedindo por nós as graças de Deus.

Por  Custódia do Sagrado Coração de Jesus - Frei Flaerdi ofm / Ministro Custodial

 

 

 

 

 

© Copyright - Educandário Santo Antonio - Bebedouro/SP 2017