Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Bom dia, Terça, 26 de Setembro de 2017
Untitled Document
Educandário e o dia do livro
29/04/2015

Abertos para o conhecimento do mundo, trilhando caminhos, quebrando tabus e explorando a imaginação, os educandos do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) comemoraram, na manhã de 24 de abril as seguintes datas: 02/04-Dia Internacional do livro Infantil; 18/04-Dia Nacional do livro Infantil; 23/04-Dia Mundial do livro; 28/04-Dia da Educação.

O Educandário ainda tem muito a comemorar, pois através dos projetos literários previstos em Língua Portuguesa, sob regência do educador Arthur Vinícius Feitosa Furtado, uma verdadeira “epidemia” de amantes da leitura tem tomado conta da rotina. No intuito de incentivar os educandos ainda mais, diversas atividades foram materializadas e se tornaram apresentações culturais, a fim de celebrar esta grande conquista.

Nesse dia 24 de abril, a educadora Josiela Galvão Dias (Ciências) recebeu os educandos pela manhã apresentando dados científicos sobre os benefícios da leitura para a saúde, como o auxílio à memória, por exemplo. Em seguida, com auxílio dos educandos, todas as disciplinas fizeram pequenas exposições de livros e sugestões de leitura no pátio.

No salão nobre da instituição, Frei Ailton Guimarães apresentou o histórico de Monteiro Lobato, bem como as características de seus personagens.

Frei Edson envolveu todas as turmas com “Monteiro Lobato e a imaginação”, estimulando a leitura como rica fonte de possibilidades de explorar diversos lugares. Concluiu seu tema com uma belíssima apresentação cultural de violino com composições clássicas e nacionais como “carinhoso” e “Sítio do Pica-pau amarelo”.

A segunda parte da comemoração ocorreu no pátio da escola, onde Mestre Rodrigo da Silva Bandini (artista marcial há 30 anos) fez um depoimento aos educandos testemunhando a importância dos estudos e da leitura em sua vida, bem como na vida de qualquer atleta, desde as dificuldades de conquistar um sonho, a vontade de vencer e as atitudes que favorecem as conquistas e ampliam perspectivas através da Educação.

A coordenadora Karla Santana, também atleta, destacou elementos multidisciplinares que aparecem na demonstração de Hapkido, Hankido, Hankumdo, que mostram a História, cultura, Filosofia, Religião, Física, entre outros conhecimentos disponíveis nos livros e nos estudos. Em seguida, os educandos puderam assistir a demonstração que gerou muita expectativa.

Nossos educandos puderam também expor seus talentos e produções. A oitava série apresentou os dados estatísticos sobre o interesse pela leitura no Ensino Fundamental 2 como resultado de uma pesquisa feita com a orientação da educadora Rafaela de Lima Paulini.

O sexto ano declamou poesias relacionadas ao Criacionismo e evolucionismo em comemoração ao dia da Educação e a democratização do conhecimento e liberdade de acesso a várias formas de “pensar”.

O sétimo ano preparou com a educadora de Ciências o Rap dos reinos. A composição brotou a partir da leitura de um livro específico da disciplina e teve todo o empenho e criatividade de todos.

O oitavo ano, em Língua Portuguesa criou o Rap da “Pura Imaginação”, versão adaptada do filme ‘ Fantástica Fabrica de chocolates” .

Finalizando a manhã a oitava série, sob orientação da educadora Mariana Zanotto Men, interpretou a música Li Emi Ali Emilia de Jorge Foques que contagiou a todos.

A direção e coordenação manifestam sua gratidão, parabenizando e agradecendo a todos os envolvidos neste trabalho. 

Em cada trimestre, os educandos fazem a leitura de livros indicados pelo professor, que estimula outras leituras, tendo como principal objetivo a criação do hábito de leitura e prazer literário.

Os resultados são muito animadores, pois os educandos não somente leem para cumprir currículo, mas envolvem-se nas histórias e as contam com propriedade a quem se interesse. Alguns educandos que mais leram foram premiados: Carlos Mendonça ( 3º lugar -7º ano), Fernando (2º lugar – 7º ano) e Vitor Hugo (1º lugar – 7º ano).

 

© Copyright - Educandário Santo Antonio - Bebedouro/SP 2017