Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Bom dia, Sábado, 18 de Novembro de 2017
Untitled Document
Monteiro Lobato: 133 anos encantando Crianças e Adultos
04/05/2015

Em todo livro de História há reinos castelos e fadas, mas tem um lugar especial: simples, alegre, radiante, singelo e cheio de aventuras, onde toda criança pode viajar para o fundo do mar, para a Grécia Antiga, para os Contos de Fada, esse lugar encantado chama-se Sítio do Pica Pau Amarelo, criação de Monteiro Lobato.

Foi com o objetivo de continuar a gerar vida, encantamento, gosto pela leitura, que o Ensino Fundamental 1, sob a coordenação do Prof. Júlio Bonafim, celebrou com todas as crianças o Dia do Livro e, para tal, houve uma preparação prévia, envolvendo cada educadora, indo além dos muros do Educandário para arrecadação de Livros para doação. O objetivo era apresentar Monteiro Lobato e seus personagens, numa linguagem simples, lúdica e eficaz. Para isso, todos se mobilizaram para que o Mundo Encantado do Sítio do Pica Pau Amarele chegasse da forma mais perfeita no Educandário Santo Antônio.

Um cenário encantador lembrando a sala de Monteiro Lobato e a Cozinha da Tia Nastácia foi criado, para que o Sonho tivesse um espaço perfeito. O Diretor Pedagógico, Frei Ailton Guimarães, se caracterizou de forma perfeita de Monteiro Lobato e a inspetora, Juliana Martins de Souza, de Tia Nastácia, aliás, uma verdadeira Tia Nastácia, até com Bolinho de Chuva. Algumas crianças foram escolhidas para representarem os personagens do Escritor de Taubaté: Dona Benta, Visconde Sabugosa, Narizinho, Emília, Pedrinho, Saci, Rabicó e a Cuca.

Frei Ailton, um apaixonado pela obra de Monteiro Lobato, foi relatando e contando curiosidades de cada personagem, levando a criançada para o mundo mágico do Sítio, falando da criação e chegada de cada personagem, enquanto Tia Nastácia fazia limpeza e mais limpeza. 

Quando todos os personagens foram apresentados, restava uma curiosidade imensa: mas... como a Emília começou a falar? Pacientemente Monteiro Lobato, agora com uma pequena Boneca de Pano nos Braços, foi contando cada momento da viagem de Narizinho no Reino das Águas Claras, o encontro com o Príncipe Escamado e o principal encontro da viagem: o Doutor Caramujo, que deu as Pílulas Falantes para Emília...

Nesse ponto da História o Frei, aliás, o Monteiro Lobato, depositou a pequena boneca numa caixa enorme de papel colorido, e as crianças ficaram curiosas para verem o que aconteceria. Nesse momento, começou a tocar a música Emília, a Boneca Gente e, de dentro da caixa, surgiu a professora de Inglês e Bailarina Clássica, Mariana Zanotto Men, vestida de Emília fazendo uma belíssima apresentação, gerando alegria, contentamento e felicidade em todas as crianças. Para finalizar, Tia Nastácia não esqueceu-se dos bolinhos e ofereceu Bolinhos de Chuva para todas as crianças, quentinhos e cheirosos.

Por meio da campanha de livros realizada pelos gestores e educadores, foram feitos kits de livros e cada educando pôde levar para casa livros de literatura infantil para lerem e viajarem pelo mundo da leitura. Agradecemos a todos que colaboraram com as doações!

 

© Copyright - Educandário Santo Antonio - Bebedouro/SP 2017